Sindilex participa de reunião da CONACATE

Em 15 de fevereiro, os diretores do Sindilex, Daniel dos Santos, Valmir Leôncio e Eduardo Carrion, estiveram presentes na reunião da CONACATE (Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado), em São Paulo. A Confederação é composta por federações, sindicatos e associações filiadas.
Também estiveram presentes representantes da Fenalegis (Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e dos Tribunais de Contas Municipais); Fenale (Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal); Fenasct (Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil); FenaPRF (Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais); Fenadepol (Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) e Fenafim (Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais). Além disso, participaram as entidades Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) e Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital). Na ocasião, foram agregados à Confederação outros três sindicatos e a Associação Nacional das Agências Reguladoras.

No encontro, as entidades discutiram como buscar um discurso agregador e justificador das carreiras e atividades típicas de Estado, além da formulação de políticas de Estado para o Brasil.
A CONACATE ficou incubida de enfrentar o desmonte da Previdência, atuando unificadamente com as Centrais Sindicais e apoiando-se nas informações técnicas da Anfip e de outras entidades, que já estão na luta contra outras propostas. A Confederação também irá atuar firmemente para denunciar a desorganização do Setor Público e a prioridade dada ao mercado financeiro.
O próximo passo será a realização de um fórum nacional e internacional para fortalecer o setor público e defender as carreiras estruturantes do Estado. As entidades irão apresentar projetos com estimativas de custos. A ideia dos eventos será também apresentar ao Brasil como outros países mudaram suas políticas, refazendo a presença do Estado na economia e na prestação de serviços públicos.
WhatsApp Image 2019-02-19 at 16.56.08
WhatsApp Image 2019-02-19 at 16.56.09