Sindilex organiza palestra sobre Previdência e o Sistema da Dívida

Nesta quinta-feira, 14 de março, o Sindilex organizou uma palestra sobre Previdência e o Sistema da Dívida, com a auditora da Receita Federal aposentada e coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli. O evento aconteceu no auditório Oscar Pedroso Horta, na Câmara Municipal de São Paulo.
Fattorelli iniciou a palestra explicando que a Previdência Social é o principal patrimônio dos brasileiros. Baseada na solidariedade e universalidade, a Seguridade Social, que inclui a Previdência Social, Saúde e Assistência Social, garante a aposentadoria e engloba diversos direitos importantes como cobertura de eventos de doença; invalidez, morte e idade avançada; proteção à maternidade; proteção ao trabalhador em situação de desemprego, entre outros. Além disso, a Seguridade Social possui como fontes de financiamento, além das contribuições de empregados e empregadores, também as contribuições de PIS, COFINS, CSLL, entre outras.
Ela demonstrou, por meio de dados, que a crise econômica foi fabricada pela política monetária do Banco Central. “O Brasil é a 9ª maior economia do mundo, possui imensas riquezas e potencialidades. No entanto, possui quase R$4 trilhões em dinheiro líquido reservado no Banco Central, em razão dessa política monetária ortodoxa que enxuga a moeda do mercado e remunera os bancos através das operações compromissadas. O que explica o cenário e essa crise?”, ressaltou.
Expôs, ainda, os fatores que produzem o cenário de escassez na economia: o Modelo Tributário Regressivo e o Sistema da Dívida. “A dívida pública tem crescido em decorrência dos mecanismos financeiros que “geram” dívida, e não devido aos investimentos e gastos sociais”, explicou.
Por fim, Fattorelli falou sobre os reais objetivos da PEC 6/2019 – Reforma da Previdência e defendeu que ela deve ser completamente rejeitada. “Estamos em um circo de terror que nos põe em uma crise fabricada, agora correndo o risco de não podermos mais nos aposentar. A nossa responsabilidade é muito grande e não podemos nos deixar embarcar nessa narrativa tão exaustivamente propagandeada”, apontou. “Temos que mostrar a todos o que de fato está sugando os cofres públicos que é o sistema da dívida e não a Previdência. O apoio dos sindicatos e centrais é importantíssimo neste momento de conscientização e mobilização contra a PEC 06”, concluiu.
Os participantes também puderam debater ideias sobre o tema e fazer perguntas à palestrante.
Assista à palestra na íntegra: