Promovendo Segurança e Saúde no Ambiente de Trabalho: Destaques da SIPAT 2023 na Câmara Municipal de São Paulo

Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em colaboração estreita com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal, a Controladoria Geral do Município e o SINDILEX, a SIPAT é um evento vital dedicado à capacitação e conscientização dos servidores da Câmara Municipal de São Paulo. Seu principal objetivo é enfatizar a importância da segurança no ambiente de trabalho e oferecer diretrizes para a prevenção de acidentes. De 11 a 15 de setembro, foi desenvolvida uma programação detalhada que abordou temas cruciais para garantir o bem-estar e a proteção dos servidores.

Imagem: REDE CÂMARA SP

Na abertura, o Daniel dos Santos, presidente do Sindilex, enfatizou a vital importância da segurança e da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, ressaltando que estas devem ser preocupações constantes de empresas e órgãos públicos. Ele destacou que a proteção física e psicológica dos trabalhadores é essencial, e elogiou a iniciativa de abordar os temas de assédio moral e sexual no evento, aspectos recentemente reconhecidos como cruciais para a saúde mental. Daniel agradeceu a oportunidade de promover o evento e reiterou o compromisso do sindicato em colaborar ativamente nesta causa, junto com outros órgãos como a Escola no Parlamento, visando garantir ambientes de trabalho mais seguros e respeitosos.

Imagem: REDE CÂMARA SP

No mesmo dia, 11 de setembro, segunda-feira, foram promovidos dois importantes painéis. No “Painel Assédio Moral”, Maria Luna Baladen Sampaio, Ouvidora Geral do Município de São Paulo, iniciou a discussão destacando a sua alegria em participar do evento e incentivou a um diálogo genuíno sobre o tema do assédio, incentivando perguntas e contribuições dos presentes. Ao longo da sua apresentação, frisou a necessidade de focar na prevenção e no combate ao assédio no ambiente de trabalho, citando as legislações pertinentes e enfatizando a responsabilidade coletiva em promover ambientes de trabalho seguros e respeitosos.

Na mesma data, Mariana de Souza Araújo, coordenadora do Programa Municipal de Infecções e Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde, liderou o “Painel Vacinação para Adultos”, enfatizando a relevância da atualização vacinal durante a fase adulta. Foram organizadas sessões de atualização que contemplaram vacinas contra a COVID-19, influenza, e outras doenças significativas.

Painel Segurança/Brigada de Incêndio (13/09, quarta-feira): Cabo PM Eliel, membro da Brigada de Corpo de Bombeiros da câmara, elucidou tópicos cruciais sobre segurança, uso de EPIs e primeiros socorros, além de apresentar equipamentos avançados disponíveis na Câmara.

Imagem: REDE CÂMARA SP

Painel Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) (14/09, quarta-feira): Felipe Aparecido Mourão proporcionou uma palestra esclarecedora sobre ISTs, comunicando o tema com uma linguagem acessível e desmistificando vários conceitos relacionados.

Imagem: REDE CÂMARA SP

Na sexta-feira, 15 de setembro, a SIPAT 2023 chegou a um final marcante, celebrando uma semana de conscientização bem-sucedida voltada à saúde e segurança dos servidores no ambiente de trabalho.

Dando início às falas de encerramento, Miguel Lima, vice-presidente do Sindilex, proferiu palavras de apreço pelo esforço coletivo que conduziu a SIPAT 2023 ao sucesso. Ressaltou a sinergia com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e reafirmou a determinação do sindicato em fomentar iniciativas que exaltam o valor dos servidores, de acordo com os princípios consagrados na Constituição Federal de 1988.

Em sequência, o Secretário de Recursos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo, Celso Gabriel, compartilhou suas observações, destacando a abordagem sutil e consciente da Câmara ao lidar com situações delicadas no local de trabalho. Ele afirmou que a casa tem sido eficaz e discreta ao gerenciar tais questões, garantindo o bem-estar e a proteção de todos os envolvidos.

Paulo Ildefonso, presidente da CIPA, ressaltou a importância da semana de prevenção meticulosamente planejada, destacando o alerta de Mariana de Souza Araújo sobre a crucialidade da vacinação para adultos. Incentivou veementemente a todos a aproveitarem a oportunidade de atualização das vacinas, que estavam sendo oferecidas no local. Fazendo um aceno especial às sessões de vacinação, Paulo mencionou que na terça-feira, as vacinações ocorreram das 10h às 17h, e na sexta-feira, das 14h às 18h, no saguão do Palácio Anchieta.

Imagem: REDE CÂMARA SP

A SIPAT 2023 se destacou por uma programação relevante e inclusiva, cultivando uma cultura de reflexão e cuidado, em alinhamento com a missão do Sindilex de valorizar e proteger os servidores da Câmara e do Tribunal de Contas.

Para encerrar, foram entregues os certificados de participação aos servidores, marcando oficialmente o término de uma semana significativa e impactante de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, sublinhando o compromisso contínuo em promover a saúde e o bem-estar de todos.

Comunicação Sindilex / 2023