Presidente do Sindilex vê com otimismo novos sindicatos de servidores legislativos municipais

Diretor da FENALEGIS e Presidente do Sindilex (Sindicato dos Servidores da Câmara e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo), Marcos Alcyr vê com otimismo as diversas iniciativas pelo país de novos sindicatos similares.

Apesar de naturais dificuldades de mobilização, organização e burocráticas, considera irreversível esta tendência e verifica em cada novo evento do qual participa, mais e mais servidores de Câmaras Municipais conscientes da necessidade de associarem-se em organizações próprias de seus interesses.

Após o GIRO + LEGISLATIVO realizado pela FENALEGIS na cidade de Salvador, o Presidente do SINDILEX concedeu esta entrevista.

Redação: Como analisas a iniciativa de mais servidores de câmaras municipais de outras cidades buscarem a criação de seus sindicatos próprios?

Marcos Alcyr: Uma ótima iniciativa, uma vez que tal medida possibilita a união dos servidores de forma a propiciar valorização das funções desempenhadas e, como consequência, apresentar um serviço de excelência a serviço da cidadania.

Redação: O pioneirismo de Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas e São Paulo foi importante para isso estar acontecendo?

Marcos Alcyr: Sim, serve de paradigma para os demais locais, um exemplo de como a união dos servidores pode levar a conquistas e valorização dos serviços desenvolvidos e qualidade de vida.

Redação: Percebe-se nos eventos um clamor por mais servidores concursados. E desejo de redução de poder aos comissionados. Na Câmara de São Paulo, por exemplo, somente pode ser Diretor Geral sendo efetivo. Poderia haver uma evolução na criação de critérios nacionais para a estruturação de pessoal das Câmaras Municipais?

Marcos Alcyr: Entendo que sim. Em que pese a importância dos comissionados no que se refere à assessoria dos parlamentares, no que se refere à confiança destes, o quadro de servidor efetivo concursado é fundamental para o bom funcionamento do Parlamento, uma vez que propicia a continuidade do serviço publico, mesmo ocorrendo mudanças políticas. É uma segurança administrativa.

Redação: As contas públicas tem sido protagonistas até mesmo em eventos de servidores. Cuidar melhor do dinheiro público e deixar tudo 100% transparente é urgente ao que parece. A participação de servidores dos Tribunais de Contas pode ser relevante nesse processo, dado sua formação ?

Marcos Alcyr: Sim. Os relatórios de auditoria são ótimos instrumentos para “fotografar” as finanças públicas, identificar anomalias ocorridas, ações indevidas, enfim, apontar como o dinheiro publico está sendo aplicado. Conhecer como o dinheiro público é aplicado é fundamental para o exercício da cidadania.

Redação: Algumas entidades da sociedade civil querem os servidores públicos como parceiros fiscais,por dentro da máquina, daquilo que é feito com o dinheiro público. Como analisas isso ?

Marcos Alcyr: Fundamental, uma vez que tal parceria possibilita uma maior transparência. Muitas vezes, o desconhecimento do funcionamento da máquina publica não permite uma adequada participação e cobrança por parte das entidades civis. A parceria com os servidores públicos permite o adequado conhecimento para que estas entidades desempenhem seus papéis com maior precisão.

Fonte: FENALEGIS