Central de Atendimento (Seg a Sex - 9h às 18h)

(11) 3104-1023

96607-9578

O coral do TCMSP realizou sua primeira apresentação on-line, com a música “Tempo Rei”, de Gilberto Gil

Com a pandemia da Covid 19, o Coral do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) precisou se reinventar e redefinir sua forma de atuação, já que a prática do canto em grupo foi uma das mais atingidas pelo isolamento social. O coro do TCMSP manteve suas atividades por videoconferência, com aulas e ensaios realizados pela plataforma Zoom. Como resultado dos encontros, o grupo realiza sua primeira apresentação on-line, com a música “Tempo Rei”, de Gilberto Gil.

À frente do coral do TCMSP, o maestro William Guedes explica que os grupos de coro ao redor do mundo também recorreram à produção de conteúdo artístico e manutenção de atividades rotineiras por meio digital. “A prática do canto exige um regime respiratório e uma emissão vocal intensos, por isso tem sido considerada de alto risco para a disseminação do vírus. A perspectiva é que seja uma das últimas atividades a retomar a normalidade”, diz o regente.

Se por um lado o convívio entre os integrantes foi prejudicado, por outro os coralistas tiveram oportunidade de desenvolver a habilidade vocal de forma mais focada e atenta no desenvolvimento individual. “O treinamento vocal solo tem permitido uma atuação mais desenvolta, auxiliando no aprimoramento da consciência corporal e na busca por uma expressão vocal realmente própria”, avalia o maestro.

“O Coral tem proporcionado momentos muito reconfortantes nessa fase tão difícil para todos”, conta a soprano Maria Dolores Gonçalves. Não à toa, a primeira apresentação on-line do coro do TCMSP, com a música “Tempo Rei”, de Gilberto Gil, com arranjo de William Guedes, convida a refletir sobre questões que a pandemia também trouxe, como o entendimento do tempo em sua capacidade de ressignificação e mudança. O tempo que socorre, ensina e transforma as velhas formas do viver.

O Coral do TCMSP está aberto a entrada de novos integrantes.

Assista à apresentação aqui:

Fonte: TCMSP

Compartilhar