Central de Atendimento (Seg a Sex - 9h às 18h)

(11) 3104-1023

96607-9578

Homenagem do Sindilex ao Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador foi primeiramente criado pelo Encontro da II Internacional Socialista realizada na capital francesa em 1889, para homenagear os trabalhadores e suas lutas por melhores condições de trabalho e de salários.

Uma das marcantes lutas dos trabalhadores foi a greve geral de Chicago, em 1886, em que inúmeros operários tomaram as ruas reivindicando a diminuição da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

Portanto, a homenagem a ser prestada nessa data deve ser dirigida aos trabalhadores e não ao trabalho. Homenagear o trabalho serve apenas para abstrair desse dia o seu verdadeiro significado: de lutas e conquistas dos trabalhadores ao longo da história.

Importante frisar, ainda, que o servidor público é igualmente um trabalhador, eis que vende sua força de trabalho ao Estado (no sentido amplo do termo), em troca de remuneração.

Nesse Primeiro de Maio de 2021, mais do que nunca, precisamos da união dos trabalhadores do serviço público para lutar contra as leis e medidas que buscam destruir o Estado Nacional como a PEC 32, que trata da Reforma Administrativa.

A PEC 32, dentre tantas tragédias ao Estado Brasileiro, prevê o fim da estabilidade no serviço público, retirando a independência do servidor e colocando-o como refém dos interesses do governo de plantão e joga os serviços públicos, como saúde e educação, no colo da iniciativa privada.

A previsão é a privatização da Educação, do SUS, dos setores de pesquisa e tecnologia, entre outros, transformando-os em matérias que se compra e se vende no mercado.

Os maiores atingidos serão as populações mais pobres que já sofrem com as restrições orçamentárias impostas pela Emenda Constitucional 95, chamada emenda do teto de gastos.

A área da saúde foi a que mais sofreu com o teto de gastos, pois tem enfrentado o pior momento da história dos últimos anos, com uma pandemia que cresce e provoca a morte de mais de 400 mil pessoas no Brasil.

Mesmo com o teto imposto, o SUS e, em especial, os servidores públicos da área da saúde, têm dado demonstrações de solidariedade, determinação e heroísmo no enfrentamento da mais grave crise sanitária do século.

Nesse 1ᵒ de Maio, nossa homenagem vai a todos os servidores e trabalhadores que enfrentaram e enfrentam essa pandemia com bravura e firmeza. Também homenageamos todos os que têm lutado contra as medidas de retirada de direitos e pela eficiência e efetividade dos serviços públicos.

Trata-se de uma data para relembrar que toda conquista na história foi em razão de muita luta.

Nesse dia do trabalhador, o Sindilex conclama mais uma vez sua categoria para que, juntos, lutemos contra os projetos de destruição dos direitos e em defesa do Estado Nacional Público com garantia de acesso a todos os cidadãos.

Mais do que nunca precisamos lutar pelo emprego, pela renda, contra fome e em defesa da vida.

Sindilex

Compartilhar