Sindilex sedia aula inaugural do curso “Política urbana e direito urbanístico”

Curso terá 21 horas de aulas presenciais e é resultado de uma parceria entre o Sindilex e a Escola do Parlamento Paulistano

Na última sexta-feira (15), foi realizada no auditório do Sindilex a aula inaugural do curso “Política urbana e direito urbanístico”. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sindicato e a Escola do Parlamento Paulistano, cujo objetivo é promover o conhecimento sobre planejamento urbano, urbanização, meio ambiente e direito urbanístico. Bem como, motivar o pensamento crítico sobre os espaços públicos.

“Além das questões salariais e políticas, o Sindilex tem interesse em discutir a cidadania e promover conhecimento aos servidores com o objetivo de buscar a excelência no serviço público” afirmou Marcos Alcyr, presidente do Sindilex, ao desejar boas-vindas aos presentes.

A primeira aula foi ministrada pelo Prof. Dr. Alysson Mascaro que apresentou uma ampla visão sobre a origem das cidades e promoveu uma reflexão sobre as razões pelas quais possuem tantos problemas. “Este espaço para debate é muito importante para darmos um passo crítico em direção a compreensão da cidade e da sociedade. Aliás, digo que é impossível pensar cidade sem sociedade e sociedade sem cidade. Compreender cidadania é, antes de mais nada, considerar elementos políticos, sociais, culturais que formam um complexo”, afirmou o professor durante sua aula.

As aulas serão realizadas duas vezes por semana, segundas e quartas-feiras, na sala Sérgio Vieira de Mello, na Câmara Municipal de São Paulo, ou na sede do Sindicato. Ao todo serão 21 horas de aulas presenciais divididas em sete módulos. Dentre os temas que serão abordados estão fundamentos e noções de urbanismo; o debate sobre as razões que condicionam o crescimento desordenado; o Plano Diretor; princípios do direito urbanísticos; mobilidade urbana e saneamento básico.

“Estas aulas são também um ciclo de debate. O que é a cidade? Quais são as lógicas e as soluções para os problemas como água, mobilidade, habitação? Pretendemos falar um pouco sobre tudo isso e ouvir várias áreas do conhecimento para oferecer uma visão ampla aos participantes”, ressaltou Christy Ganzert, presidente da Escola do Parlamento.

O curso é gratuito e aberto a participação do público em geral. Para receber o certificado de participação o aluno deverá cumprir 75% da carga horária.