Medidas para higienização dos ambientes de trabalho na CMSP

O Sindilex, em sintonia com as entidades Sindicais e Organizações da sociedade civil, protocolou, no dia 06/04, os ofícios de nº 014 e 015/2020 à Presidência da Câmara Municipal de São Paulo solicitando a Instituição de medidas consideradas necessárias e urgentes para a Casa bem como pensando no funcionamento de setores essenciais.

Considerando a grave crise sanitária que assola o país e atinge mais drasticamente a cidade de São Paulo, o papel do sindicato, assim como o da Casa Legislativa, é contribuir para a proteção da saúde dos servidores e tomar medidas que ajude a frear a crescente disseminação do novo coronavírus.

Prevenção é a palavra de ordem no combate ao coronavírus.

Com isso, o Sindilex propôs medidas de higienização dos ambientes de trabalho, para que a Câmara propicie um ambiente mais saudável e seguro a todos os que trabalham no prédio. As medidas também serão estendidas para quando forem restabelecidas todas as atividades presenciais, para além desse momento em que os serviços essenciais estão sendo realizados por servidores de plantão.

Seguem as sugestões de medidas urgentes a serem adotadas no enfrentamento da pandemia:

1. Determinar que um profissional da Secretaria de Assistência à Saúde da CMSP (SGA-8) oriente a Equipe de Limpeza sobre os seguintes procedimentos:

a) como deve ser feita a higienização dos ambientes de trabalho, especialmente das maçanetas das portas, janelas e armários, bem como das mesas, mouses e teclados de computadores, orientando, por exemplo, sobre a diluição ideal dos produtos de limpeza que combatem o vírus;

b) como deve ser feita a higienização dos banheiros, incluindo portas, janelas, assentos dos vasos sanitários, torneiras e reservatórios de sabonete.

2. Determinar a higienização dos filtros de todos os aparelhos de ar condicionado ou recomendar a não utilização desses aparelhos nos ambientes de trabalho;

3. Determine a retirada de todos os tapetes tipo capacho que são, comprovadamente, depósitos de vírus;

4. Determine a pulverização dos pisos do entorno do prédio, bem como das garagens do 2º e do 3º subsolos e da Garagem Bandeira, com o produto quaternário de amônio 5ª geração, evitando que a circulação no entorno possa trazer o vírus para dentro da sede da Câmara;

5. Determine o redimensionamento da quantidade de pessoas nas salas, visando o distanciamento mínimo necessário. Há salas na Câmara Municipal com número excessivo de servidores num mesmo ambiente de trabalho.

Mas, lembre-se que a melhor prevenção é higienizar bem as mãos, com água e sabão diversas vezes ao dia e utilizar álcool gel.

PROTEJA-SE! FIQUE EM CASA.