Manifesto do Sindilex

O Sindilex vem a público manifestar repúdio à campanha de mídia, veiculada na TV aberta, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP.

Na referida campanha, a Fiesp declara guerra aos servidores públicos ao colocar os parlamentares e a população contra os trabalhadores do setor público, responsabilizando os servidores pelo desemprego, pela falta de renda que se aprofundaram durante a pandemia do novo coronavírus.

É injusta e covarde esta campanha que difama os servidores acusando-os de ter aumentos injustos. Isso não é verdade. Inúmeras são as categorias de servidores que estão, há anos, sem reposições salariais, ou recebem 0,01% de reajustes anuais, como é o caso dos servidores do município de São Paulo.

Ressalte-se que os servidores estão à frente do combate a essa grave crise sanitária, atendendo a população nos hospitais, nos postos de saúde, na assistência social, na segurança, ou desenvolvendo atividades importantes aos munícipes e aos cidadãos.

A crise econômica não é de responsabilidade dos servidores públicos e nem é originária desta pandemia. A atual pandemia apenas aprofundou uma recessão que se arrasta há anos e que tem origem no modelo neoliberal adotado, que privilegia as grandes corporações financeiras, empresariais, e o agronegócio em detrimento do emprego e do consumo das famílias brasileiras.

Segundo levantamento do jornal Valor Econômico, 85% das grandes empresas privadas tem caixa suficiente para honrar seus compromissos trabalhistas durante 12 meses, mesmo que parassem de faturar por ocasião dos efeitos da pandemia do novo coronavírus. Outras 15% tem folga de caixa por 6 meses.

Esses dados demonstram que as afiliadas da Fiesp têm condições financeiras de continuar pagando os salários dos trabalhadores. Porém, preferem demitir e reduzir os salários dos empregados da iniciativa privada para garantir seus lucros, em prejuízo do consumo e da renda, jogando o país mais na recessão.

Para enfrentar essa recessão, deve-se sim chamar a contribuir os setores que até então estão auferindo lucratividades assustadoras como os bancos privados e as grandes empresas, adotando medidas de taxação das grandes fortunas e dos dividendos, ou de repatriação de enormes somas de dinheiro depositadas nos paraísos fiscais.

Está na hora de todos contribuírem com sua parte. Não podemos com essa prática de jogar a conta mais uma vez nas costas dos servidores que já contribuíram com cortes de seus direitos por meio de Reformas Previdenciárias e congelamentos de seus salários.

Desta forma, entendemos que a FIESP deveria ter uma postura responsável e não colocar os cidadãos contra os servidores que também são trabalhadores e que estão enfrentando esse cenário trágico com força e determinação para minimizar o sofrimento da população paulista e brasileira.

Sindilex
Junho/2020