Central de Atendimento (Seg a Sex - 9h às 18h)

(11) 3104-1023

96607-9578

Dia do Servidor Público: mensagem do Presidente do Sindilex

Entrevista concedida para o dia do Servidor Público

SÔNIA ALVES – Daniel, dia 28 de outubro é dia do servidor público. Qual a mensagem que você gostaria de passar aos servidores da Câmara e do Tribunal de Contas?

DANIEL SANTOS – Minha mensagem é de saudação a todos os servidores que colaboram para a construção da democracia e da cidadania, ainda que não tenhamos consciência disso.
Falo isso porque as atividades de nossas Casas, seja de processo legislativo (Câmara), seja de controle externo da administração pública (TCM), impactam diretamente na construção do Estado democrático. Assim, os cidadãos dependem das atividades que realizamos, ainda que muitas vezes não tenham consciência a respeito.

SÔNIA ALVES – Diante desse cenário turbulento por que passa o Brasil, em que estão em jogo caminhos opostos para nossa história, qual é, na sua opinião, o papel dos servidores?

DANIEL SANTOS – Os servidores nunca podem perder a perspectiva da perenidade de suas atividades. Repare que há políticas públicas tanto de governo, quanto de Estado. Nós servidores temos o papel de sermos os agentes do Estado. Assim, os governos de plantão, com as suas políticas temporárias, passam. Contudo, as nossas atividades, que representam políticas de Estado, são permanentes, pois o cidadão não deixará de necessitar do serviço público.

SÔNIA ALVES – Como você imagina o desempenho dos servidores na defesa do Estado, dos serviços públicos, das instituições e da democracia?

DANIEL SANTOS – Nós, como servidores-cidadãos, devemos continuar seguindo a nossa missão de construtores do Estado democrático de direito. Ainda mais em nossa categoria em que somos diretamente executores do processo legislativo e do controle externo. Como disse anteriormente, ainda que não tenhamos consciência disso, também somos construtores da democracia.

SÔNIA ALVES – Você acha que o Sindilex tem cumprido o papel mobilizador e de formação de consciências, atribuição histórica de qualquer Sindicato?

DANIEL SANTOS – O próprio nascimento do Sindilex já foi um despertar da consciência da necessidade de lutar: lutar pelo atendimento das demandas de nossa categoria; lutar pela efetividade de nossas atividades; lutar pela qualidade do serviço público. As gestões que se seguiram atuaram diretamente dentro dessa perspectiva de despertar e de elevar as consciências. Além disso, a mobilização dos servidores está na própria alma do Sindilex.

Comunicação/Sindilex/2022

Compartilhar