NOTA DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO

O Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo – SINDILEX vem, por meio desta nota, manifestar-se a respeito das recentes declarações do Presidente da República, Jair Bolsonaro.
A sociedade brasileira, mesmo após mais de 30 anos do fim da ditadura militar, ainda lida com os traumas decorrentes desse passado autoritário, que deixou um rastro de vítimas das violações de direitos perpetradas pelo Estado. Nesse contexto, a construção de um Estado Democrático de Direito, consubstanciado na Constituição Federal de 1988 e que tem entre seus princípios fundamentais o pluralismo político e a dignidade da pessoa humana, é uma conquista da qual não se podem admitir retrocessos.
Portanto, quando o ocupante do cargo mais relevante da República ataca de forma vil e leviana a memória das vítimas da ditadura, estão sob ataque os valores mais caros da Constituição Federal e da democracia. E, pior, tais ofensas vêm na esteira de diversas outras declarações lamentáveis nas quais, em vez de promover a pacificação social e o consenso em uma sociedade que se mostra extremamente polarizada, o Presidente promove o conflito e contribui para o esgarçamento do tecido social.
O SINDILEX, ciente das inúmeras adversidades enfrentadas pelas representações de trabalhadores durante o período autoritário, posiciona-se frontalmente contra quaisquer ações que ofereçam riscos à nossa ainda jovem democracia. Igualmente, repudia as declarações do Presidente da República e presta sua solidariedade a todos que por elas tenham sido ofendidos. Anseia, enfim, que o mandatário cumpra seu juramento constitucional de “promover o bem geral do povo brasileiro” e demonstre estar à altura do cargo para o qual foi eleito.